Inscrição PROUNI 2020 - Veja como participar do Programa Universidade para todos

Prouni 2020

O ProUni 2020, o Programa Universidade para Todos que oferece milhares de bolsas de estudos para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. O programa foi criado pelo Governo Federal e é gerenciado pelo Ministério da Educação. O MEC deverá divulgar as novas regras para o ProUni 2020 em janeiro, que entre outras previsões tem-se que os alunos que já possuem o financiamento estudantil pelo FIES não poderão concorrer a bolsa integral do ProUni.

PROUNI 2020 - Veja como participar do Programa Universidade para todos
PROUNI 2020 – Veja como participar do Programa Universidade para todos

Quem pode participar do ProUni 2020

Os candidatos interessados devem observar se atendem os seguintes critérios, a saber:

  • Ter participado do ENEM 2020;
  • Ter pontuado acima de 450 pontos na nota das provas de conhecimentos do ENEM;
  • Não ter “zerado” a prova de Redação do ENEM 2019;
  • Não possuir algum diploma de nível superior;
  • Comprovar que estudou todo o Ensino Médio em escola da rede pública;
  • Se estudou em escola particular durante o Ensino Médio deverá comprovar que foi bolsista integral da instituição;
  • A renda familiar bruta deve ser entre um salário e meio, para quem quiser concorrer a uma bolsa de ensino integral;
  • E três salários mínimos, para quem quiser concorrer a uma bolsa de ensino parcial.

O Prouni 2020 é direcionado para estudantes de baixa rendam que não podem pagar as mensalidade de um curso superior privado. Sendo assim, o Governo adotou dois tipos de bolsas de estudo a serem concedidas. Essas bolsas variam de acordo com a renda financeira do estudante:

  • As integrais (que custeiam totalmente o valor das mensalidades do curso);
  • As parciais (que custeiam metade do valor das mensalidades).

Prouni 2020 Inscrições

As inscrições para o ProUni 2019 devem começar em janeiro de 2020, mas é bom que você fique atento desde agora quanto aos critérios, regras e novidades que podem surgir a qualquer momento.

Inscrição PROUNI 2020 - Veja como participar do Programa Universidade para todos
Inscrição PROUNI 2020 – Veja como participar do Programa Universidade para todos

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet no portal do ProUni 2020. Ao acessar, você conseguirá pesquisar facilmente quais são os cursos e as instituições que estão ofertando as bolsas de estudo.

Você deverá escolher dois cursos de seu interesse em ordem de preferência. Caso precise, poderá fazer alterações durante o momento de inscrição. Vale lembrar que o sistema vai considerar somente a última inscrição confirmada. Desta forma, faça todo o procedimento com bastante atenção.


Cotas Prouni – Como Funciona a Cota Racial

O Prouni 2020 reserva bolsas para estudantes que são portadores de deficiência física. Assim como para aqueles que são autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Essa é uma medida que gera polêmica, mas é necessária para garantir que as minorias da sociedade brasileira tenham acesso à educação de nível superior, de acordo com a nota do enem 2020.

A definição de qual serão os percentuais leva em conta:

  • Os percentuais étnicos;
  • E sociais.

Os quais compõe a população em cada estado, garantindo que as cotas raciais e sociais levem em conta a proporcionalidade da população.


Lista de Espera do ProUni

É muito importante que você acompanhe todo o processo de seleção do ProUni 2020. Pois o mesmo possui a chamada Lista de Espera. Ou seja, as instituições participantes do programa disponibilizam esta oportunidade para que você possa manifestar o desejo de concorrer a uma bolsa de estudos. Caso algum outro candidato venha a desistir em uma das duas chamadas regulares realizadas.

Para aumentar as suas chances:

  • Não deixe de participar durante o processo de seleção da Lista de Espera Prouni e manifeste seu interesse.

Caso contrário, o sistema vai considerar que você não deseja participar, não importando quão bom seja o seu resultado no Prouni.

Contudo, a Lista de Espera é única para cada curso e turno. Assim que você confirmar o desejo de incluir o seu nome na lista, o programa divulgará a relação dos candidatos participantes.

Agora se você quer ficar por dentro de todas as novidades é só cadastrar o seu e-mail gratuitamente para receber a nossas newsletter. Te vejo do outro lado da tela.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *