Inscrição PROUNI 2020 - Veja como participar do Programa Universidade para todos

Inscrição Prouni 2020: Como fazer as inscrições

Inscrição PROUNI 2020 – O ProUni ou Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pelo Governo Federal e é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de promover maior acesso à educação superior. Para isso, são oferecidas milhares de bolsas de estudo para os estudantes que não possuem condições financeiras para manter o pagamento regular das mensalidades cobradas pelas instituições superiores privadas. Os interessados devem participar da Inscrição Prouni 2020.

Inscrição PROUNI 2020 - Veja como participar do Programa Universidade para todos
Inscrição PROUNI 2020 – Veja como participar do Programa Universidade para todos

Para participar desse importante programa educacional do Governo Federal, você deve atender alguns requisitos e observar as regras do programa. Quer saber quais são elas? Continue comigo neste artigo para ficar por dentro de tudo que acontece na Inscrição ProUni 2020.


Como se inscrever no ProUni 2020

  • O ProUni 2020 deverá abrir as inscrições a partir de janeiro. Para as oportunidades do primeiro semestre;
  • Depois, em data a ser divulgada, um novo período de inscrições, para as vagas do segundo semestre.

Um dos requisitos para participar no programa é ter feito o ENEM no ano anterior a inscrição no ProUni. Pois para se inscrever no Prouni é preciso ter número de inscrição e a senha do Enem.

Desta forma, o candidato deverá acessar o site do ProUni, informar os dados necessários e seguir todos os procedimentos. Não custa lembrar que a inscrição ProUni 2020 são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet.


Inscrição Prouni 2020

Para se candidatar a uma bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior e realizar a inscrição Prouni 2020 os candidatos devem atender os seguintes requisitos do programa, a saber:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública;
  • Se tiver cursado todo o Ensino Médio em escola particular deverá comprovar que estudou na modalidade de bolsista integral, concedido pela própria escola;
  • Ter cursado parcialmente o Ensino Médio em escola pública e escola particular como bolsista integral da própria instituição;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Ao participar do ENEM 2020 ter obtido nota superior a 450 pontos na média das notas das provas objetivas;
  • Não poderá ter registrado na prova de Redação do ENEM a nota zero;
  • Registrar renda mensal familiar bruta de até 3 salários mínimos;

Ser professor da rede pública no exercício do magistério da educação básica, com o intuito de concorrer a bolsa para a realização de curso no módulo licenciatura.


Quais são as Instituições Parceiras do ProUni 2020?

O nome das instituições e seus respectivos cursos com número de bolsas disponíveis são divulgados no momento da inscrição no ProUni, onde o candidato fez a sua escolha.

Na página exclusiva, o sistema disponibiliza:

  • Escolher dois cursos por ordem de preferência;
  • Mais uma lista de espera, para vagas remanescentes – o que faz aumentar as chances dos candidatos para conseguirem a sonhada bolsa de estudos.

Os resultados do Prouni são divulgados cerca de 1 mês após o término das inscrições. O candidato tem a chance de alterar a sua inscrição Prouni 2020 durante o processo para encaixar-se em uma vaga que contemple a sua nota de corte.


A inscrição no ProUni 2020 vale para o Sisu 2020?

Não. Embora sejam programas semelhantes, as inscrições são realizadas separadamente. Se você atender ambos os critérios estabelecidos por cada programa, poderá fazer a sua inscrição Prouni 2020. Mas se for selecionado nos dois modelos deverá optar por somente um.

Ainda que muitas pessoas confundam os programas, eles possuem direcionamentos únicos – o ProUni é a concessão de bolsas de estudo para instituições privadas. Enquanto o SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o oferecimento de vagas para instituições públicas de ensino superior.

Fique atento as novidades do Ministério da Educação e nos siga nas redes sociais, para acompanhar todas as informações. Conte com a gente!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *